terça-feira, 25 de agosto de 2009

Que vergonha


 

Lá estava eu, em mais uma tarde com minha máquina em punho fotografando um pouco da minha cidade.
Essa foto foi feita em 2004. Esse portão é um dos cartões de visita de Tatuí. É o portão do famoso Casarão da Família Guedes em frente a Fábrica São Martinho, umas das pioneiras em tecelagem de tatuí e região. Fábrica que trouxe muito progresso e prestígio para a cidade, exportando para diversors países seus produtos derivados do algodão, o conhecido Ouro Branco.

Tanta história esquecida e despresada no tempo. Agora um reduto de urubus, cupins, traças, baratas, ratos e inúmeros bichos que se hospedaram sem permisão.
Me lembro das festas de Halloween nesse casarão, o assoalho afundava a cada passo que era dado na sala onde ficava o Dj. Lugar mais apropiado em termos de clima de festa Halloween não existia na cidade, mas infelizmente por falta de segurança e estrutura não foi mais possível realizar nenhum tipo de evento no local.

Seria muito interessante que as autoridades elaborassem um projeto e fizesse desse casarão uma atração turística de nossa cidade. Um museu contando um pouco da época próspera da tecelagem, que foi muito marcante para os Tatuianos e os moradores da região.
Fica uma sugestão para que o fim desse casarão não seja um trator, como inúmeros prédios históricos da cidade ja foram vítimas.
Também fica uma dica para os que gostam de história e do valor histórico que essas obras representam para a cidade, fotografem e guardem para a posteridade, com certeza no futuro seus netinhos vão adorar saber que você viu esse prédio em pé.

Voltando a falar da foto, na verdade eu pretendia fazer uma foto só do Casarão, mas tinha uma pessoa bem em frente sentada no portão. Cada vez que eu colocava a máquina no rosto ele colocava a mão dele no rosto também, com muita vergonha. O casarão esse dia ficou em segundo plano, mas creio eu que rendeu uma boa foto. Espero que gostem.

Forte abraço

e-mail para contato rodrigophotos.84@gmail.com


3 comentários:

Lu_Russa disse...

adoros as fotos que o pessoal tira do casarao, aliás, essa parte da cidade seria linda se fosse realmente valorizada !

bjao
LuRussa
www.garotinharuiva.com.br

Solange Kawashima disse...

Otima fotos Rodrigo! E vale a pena lembrar q esse casrão tb ja foi várias vezes invadidos por andarilhos. Ínfelizmente a história da nossa cdd está se perdendo, e isso não é de agora!

bjo
Sol

Anônimo disse...

Fotos muito interessantes!! E muito belas!!
As explicações fazem com que pessoas de foram entendam mais ainda o "espirito da coisa". apesar da imagem falar por si só!!
Espero que o site te de muitos frutos!
Vou acompanhar sempre!! ; )

Beijos!!!e Sucesso!!